Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

Dezembro 2018
D
S
T
Q
Q
S
S
 
 
 
 
 
 
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
 
 
 
 
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Home  > Arquivo
imprimir
Notícias


Priolo - Ave do Ano 2008
Ana Mendonça


Há dez anos atrás, o priolo foi escolhido pela SPEA como ave do ano 2008. Esta campanha de divulgação anual teve a sua primeira edição em 2007, sendo o roque-de-castro Hydrobates castro (roquinho para os amigos) a ave escolhida nesse ano.

Foi igualmente reconhecido através de uma emissão filatélica, lançada pelos CTT a nível mundial a 28 de maio de 2008, dedicada unicamente ao priolo. Tendo especial simbolismo visto que coincidiu com a campanha da SPEA e permitiu que a imagem do priolo circulasse por todo o mundo sendo um importante contributo para a divulgação da espécie.

Nesta altura, em 2008, o primeiro projeto LIFE, coordenado pela SPEA, para a proteção do priolo (LIFE Priolo) já se encontrava na fase final. E o priolo era o passeriforme mais ameaçado na Europa e a segunda ave mais rara deste continente. Com efeito, o projeto LIFE Priolo foi o primeiro passo para o início da recuperação desta espécie que hoje, após 15 anos de trabalho e três projetos LIFE, aumentou o seu efetivo populacional e viu o seu estatuto de conservação revisto duas vezes e melhorado de «Criticamente Ameaçado» para «Em Perigo» e hoje para «Vulnerável» (IUCN). O priolo pode ser encontrado unicamente na ilha de São Miguel, nos Açores, nas belas montanhas da zona este desta ilha, na floresta Laurissilva dos Açores. Saiba mais sobre o projeto a decorrer para a sua conservação - LIFE Terras do Priolo.

Em 2018, a escolha de Ave do Ano recaiu sobre outra espécie ameaçada, considerada Em Perigo pelo Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal - a Águia-perdigueira ou Águia de Bonelli (Aquila fasciata). Esta espécie é visada noutro projeto LIFE do qual a SPEA é parceira – LIFE RUPIS, com várias ações de divulgação e sensibilização na Zona do Douro Internacional e em Sintra no Festival ObservArribas.


voltar


Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com