Centro Ambiental do Priolo é um centro de interpretação coordenado pela SPEA em parceria com a SRAM e a DRRF, no âmbito do projeto LIFE-Priolo. A sua principal missão consiste em contribuir para a divulgação do Priolo e o seu habitat, a floresta Laurissilva. O Priolo é uma das aves mais ameaçadas da Europa, existindo apenas a leste da ilha de São Miguel e desde 2003 decorrem nesta área acções de conservação para garantir a sua sobrevivência.

Atualmente, está a decorrer o projeto LIFE+ Terras do Priolo com um conjunto de ações que pretendem promover a sustentabilidade da gestão do sítio da Rede Natura 2000 ZPE Pico da Vara/ Ribeira do Guilherme, através da implementação de medidas inovadoras de gestão e restauro da floresta Laurissilva dos Açores, monitorização da biodiversidade, gestão do uso público, sensibilização das populações e promoção da sustentabilidade a longo prazo.

Mais de 300 priolos observados por visitantes em 2016
2017-03-20
Em 2016, o Centro Ambiental do Priolo recebeu 108 registos de observações de Priolo.
Plantando nativas nas Furnas
2017-03-16
Ontem a equipa da SPEA esteve nas Furnas a plantar espécies dos Açores com alunos da escola Básica 1,2,3, JI das Furnas.
Centro reabre com atividade nova
2017-02-22
Rota do Centro ambiental realizou-se no sábado passado.