Fevereiro 2018

Projeto "Chegadas Açores"

Numa altura, em que se antecipa a chegada de espécies marinhas migradoras ao nosso arquipélago, a SPEA Açores desafia todos os cidadãos e visitantes a participar no projeto "Chegadas - Açores " e a colaborar na recolha de informação sobre a chegada destas aves utilizando a plataforma Portugal Aves - Ebird para registar as suas observações. O Centro Ambiental do Priolo associa-se a esta iniciativa e propõe que todos os seus visitantes partilhem esta informação.

Uma destas espécies é o cagarro, uma ave marinha migradora que nidifica nos arquipélagos portugueses, Açores, Madeira e Berlengas. O Cagarro está ausente durante o inverno e regressa nos meses de Fevereiro a Março às suas zonas de nidificação no nosso arquipélago, onde se mantêm até ao final do verão.

Os primeiros cagarros já foram observados, este ano, sobrevoando junto à costa da Ponta do Arnel, no Nordeste, em São Miguel, durante as contagens da Rede de observação de Aves e Mamíferos Marinhos (RAM) realizadas no passado sábado.

A SPEA Açores pretende promover a observação de aves e registar as chegadas destas espécies nos Açores e convida todos a participar e a enviar o registo visual e/ou auditivo das vossas observações em terra, indicando a data, local e concelho, na plataforma PortugalAves - Ebird e através do email acores@spea.pt.

Boas observações e sejam bem vindos amigos Cagarros.