Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

D
S
T
Q
Q
S
S
 
1
2
3
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
22
23
24
25
26
28
29
30
31
 
 
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Home  > 
imprimir
Notícias


Quantos priolos há no mundo? Menos do que pensa!


"Nos anos 90, as estimativas indicavam menos de 400 priolos. O ano passado, eram 1182. Quantos priolos há este ano?" Este foi o desafio que pusemos aos leitores da nossa newsletter, e aos nossos seguidores nas redes sociais. Ficámos muito contentes com o otimismo dos seguidores da SPEA, que deram todos palpites acima dos 1000 priolos. Na realidade, a estimativa deste ano aponta para 970 priolos - o que, ainda assim, indica que a população se mantém estável. Os vencedores serão contactados por email para poderem brevemente receber os seus prémios.

O priolo Pyrrhula murina já foi a ave mais ameaçada da Europa. Esta ave rechonchuda de barrete negro apenas pode ser encontrada na ilha de São Miguel, nos Açores. E mesmo aí, só existe nos municípios de Nordeste e Povoação, nas Terras do Priolo. Graças aos esforços conjuntos da SPEA e do Governo Regional dos Açores durante mais de 15 anos, a população de priolos aumentou a olhos vistos, passando de uns preocupantes 400 para mais de 1000. Segundo os censos que a SPEA realiza anualmente, a população tem-se mantido estável nos últimos anos. A estimativa deste ano, apesar de mais baixa que os palpites dos concorrentes, enquadra-se nas flutuações normais da população (é, aliás, semelhante ao número de priolos estimados há dois anos), indicando que essa estabilidade se mantém.

Obrigada a todos os participantes pelo entusiasmo - vamos continuar a trabalhar para que essas projeções otimistas se tornem realidade!


voltar


Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com