Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

Setembro 2017
D
S
T
Q
Q
S
S
 
 
 
 
 
1
4
5
6
7
8
11
12
13
14
18
19
20
21
22
24
25
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Home  > 
imprimir
Notícias


Fim-de-semana da Biodiversidade com registo positivo


No fim-de-semana de 26 e 27 de agosto, a SPEA organizou o Fim-de-semana da Biodiversidade, na Reserva Florestal de Recreio da Cancela do Cinzeiro na Pedreira, Nordeste. Esta é uma iniciativa anual integrada no programa Ciência Viva no Verão e da responsabilidade da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) com o apoio da Direção Regional dos Serviços Florestais (DRRF).

O Fim-de-semana da Biodiversidade tem o intuito de proporcionar aos participantes um maior contacto com a natureza, dando a conhecer as Terras do Priolo. Este ano contou com diversas atividades gratuitas planeadas ao longo de 2 dias e com a participação de pequenos e graúdos.

A atividade “Rota do Centro Ambiental do Priolo” com ponto de partida no Centro Ambiental do Priolo que consiste na visita à exposição do centro para enquadramento das ações de conservação dirigidas ao priolo (ave endémica dos Açores e uma das mais ameaçadas na Europa) e um pequeno percurso para interpretação da área e observação da flora e fauna locais. A atividade teve lugar no dia 27 e contou com a participação de 7 participantes que ficaram a conhecer o trabalho da SPEA para proteger o Priolo e o habit desta ave endémica, a floresta Laurissilva.

O verão é a melhor altura do ano para ver priolos. Por este motivo, a SPEA organizou a atividade “Priolo – Tesouro da Tronqueira”, que consiste num percurso pela estrada da Serra da Tronqueira com o intuito de visitar o habitat do priolo, tentando descobrir esta espécie única e conhecer melhor o seu habitat, a sua problemática, assim como as ações desenvolvidas para a sua conservação. Contamos com a participação de 8 pessoas que fizeram o percurso da Serra da Tronqueira, o coração do habitat do Priolo.

As aves fazem parte do nosso dia-a-dia, mas a verdade é que na maioria das vezes não lhes prestamos muita atenção. Com o intuito de dar a conhecer as Aves dos Açores e os seus sons, organizamos durante este fim-de-semana uma atividade para todas as idades, com o intuito de ajudar a identificar as aves pelo seu som.

Para terminar o fim-de-semana em grande, construimos um bebebouro para aves no Centro Ambiental do Priolo e que contou com a ajuda de vários participantes.

O nosso muito obrigada a todos os que visitaram o Centro Ambiental durante o fim-de-semana.



voltar


Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com