Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

Setembro 2017
D
S
T
Q
Q
S
S
 
 
 
 
 
1
4
5
6
7
8
11
12
13
14
18
19
20
21
22
24
25
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Home  > 
imprimir
Notícias


Uma manhã à descoberta do Priolo


Realizou-se na manhã de sábado, dia 2 de agosto de 2014, a atividade “Priolo – O Tesouro da Tronqueira”. Esta faz parte do programa de atividades habitual do Centro Ambiental do Priolo e realizou-se numa parceria entre a SPEA, os Parques Naturais dos Açores e a Ciência Viva.

Nesta atividade até o tempo ajudou e motivou os 10 participantes que se reuniram na Vila da Povoação para iniciar a descoberta de um dos tesouros mais especiais da Serra da Tronqueira – o Priolo. Essa espécie única dos Açores e que nenhum dos participantes tinha visto até à data.

Foi então com a promessa de observar priolos que o grupo, dirigido por um dos técnicos do Centro Ambiental do Priolo, fez a sua primeira paragem numa das áreas intervencionadas pelo projeto LIFE + Terras do Priolo. Muito embora não se tivessem observado priolos aí, permitiu um primeiro contacto com o seu habitat – a Laurissilva dos Açores - e com algumas aves que partilham o mesmo habitat com o priolo, como é o caso da Estrelinha. Fez-se uma breve explicação sobre a importância deste habitat e identificaram-se algumas das espécies de plantas que fazem parte da dieta do priolo, como é o caso do sargaço, uma herbácea que passa despercebida para a maioria e que constitui uma fonte de alimento para o priolo durante alguns meses do verão.

O percurso continuou até que se avistaram os primeiros priolos, e com eles a satisfação de se poder observar também um juvenil, facilmente identificado pela coloração castanhada sua cabeça. Os participantes tiveram ainda oportunidade de ouvir o canto do priolo, um assobio melancólico muito doce que todos acarinharam e relembraram até ao fim da atividade.

Nesta manhã ainda se observaram mais priolos, totalizando pelo menos 8 priolos avistados por todos. O nosso muito obrigado por participarem e fica o convite para quem ainda não conheceu o priolo, tesouro da Tronqueira, para se juntar à SPEA nas próximas edições desta atividade ainda a decorrer em agosto.

Saiba mais sobre as propostas para o mês de agosto em http://centropriolo.spea.pt/pt/atividades/



voltar


Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com