Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

D
S
T
Q
Q
S
S
 
 
 
 
 
 
2
3
4
5
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
21
23
24
25
26
28
 
 
 
 
 
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Home  > O Priolo
imprimir

O Priolo
Uma das espécies de ave mais ameaçadas e mais raras em toda a Europa.

O Priolo (Pyrrhula murina) é uma espécie de ave endémica da ilha de São Miguel, mais especificamente da zona montanhosa localizada a leste desta e abrange os concelhos do Nordeste e da Povoação.

Esta ave especial reproduz-se na Floresta Laurissilva, entre os meses de junho até o final de agosto. No verão alimenta-se essencialmente em zonas abertas e no inverno permanecem na floresta nativa de altitude. Geralmente, a sua alimentação baseia-se em sementes, botões florais, esporângios e soris de fetos.

O Priolo é uma ave de pequeno porte, com dimensões entre 15 e 17 cm e com um peso de cerca de 30g. Tem a cabeça, asas e cauda pretas, a barra a meio da asa e a parte superior da cauda acastanhadas. Os sexos são idênticos, apenas se verificam diferenças mínimas no tamanho se examinados na mão, contudo os juvenis diferenciam-se dos adultos por ter a cabeça acastanhada. O seu chamamento é um assobio curto, aflautado e melancólico característico.


As principais ameaças ao Priolo são o uso intensivo do território que tem reduzido significativamente a área de floresta Laurissilva, o habitat do Priolo, e a rápida proliferação da vegetação exótica que tem vindo a retirar espaço à vegetação autóctone.

Vários projetos têm visado a proteção do Priolo e da Floresta Laurissilva, sendo o último deles, o Projeto LIFE-Priolo no âmbito do qual surgiu a criação do Centro Ambiental do Priolo.

Estima-se que em 2003 a população do Priolo fosse de 400 indivíduos e limitada a fragmentos de vegetação nativa, pelo que o seu estatuto era de espécie 'Criticamente Ameaçada'. Os esforços de conservação desenvolvidos na ZPE Pico da Vara/Ribeira do Guilherme, contribuíram para a melhoria do estatuto de conservação da espécie.

Atualmente, o Priolo é uma espécie 'Em Perigo', devido ao programa de recuperação do seu habitat nativo nos Açores e de ações de educação ambiental desenvolvidas pela SPEA em colaboração com o Centro Ambiental do Priolo nos vários projetos LIFE que coordenou na ilha de São Miguel nos Açores para a conservação desta espécie.

Em mais de 10 anos de trabalho dedicados a este objetivo já se concluíram 2 projetos LIFE com resultados muito positivos para a conservação desta espécie e não só. Consulte os resultados de cada projeto atraves dos seguintes links LIFE Laurissilva Sustentável e LIFE Priolo.

Para mais informações sobre esta ave, a floresta Laurissilva e o projeto atualmente em desenvolvimento - LIFE Terras do Priolo, visite este website.

Ouça o som do Priolo aqui


Foto de Pedro Monteiro



voltar



Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com